2004
"As Ganhadeiras nascidas na praia de Itapuã"
No dia 13 de março de 2004 o grupo de mulheres e homens, que se reunia pra cantar e conversar, começa a fazer apresentações musicais públicas sob o nome de Coral das Ganhadeiras.
Um nome que faz uma homenagem às antigas ganhadeiras de Itapuã que obtinham seu sustento lavando roupa de ganho na Lagoa do Abaeté ou vendendo o peixe que era comprado na mão dos pescadores da praia, mas que também reflete a vivência e a história de um lugar na cidade de Salvador: Itapuã.
Toda semana era uma cantoria só. Fosse lá nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, ou ainda, no espaço "Natureza" da casa do músico Amadeu Alves, o grupo se juntava pra compartilhar suas histórias e lembrar os tempos da Itapuã antiga. Foi assim, entre um samba e outro que uma música, em especial, chamou a atenção e acabou servindo de inspiração para definir, de uma vez por todas, a identidade do grupo. A letra dizia assim:
As ganhadeiras nascidas na praia de Itapuã
Vendendo peixinhos baratos, pescados pela manhã
Quem quer comprar os peixinhos, eu trago aqui pra escolher
Deus lhe ajude a pescar pra você vender
Já vou embora senhores, espera até quando eu voltar
Vou esperar a chegada do saveirinho no canal
E também as jangadinhas que andam no mar a navegar
Com todos peixinhos que nós precisamos rematar
Aquele samba ficou tão bom, que nem dava mais vontade de parar e foi assim que o Coral das Ganhadeiras se tornou, enfim, as Ganhadeiras de Itapuã.
Para ouvir essa música é só clicar aqui.
Foto em destaque: Ricardo Prado